Bem-vindo homem das cavernas!

Bem-vindo homem das cavernas!

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Processo

Agora vamos saber como poderemos realizar as nossas tarefas!


1º) Na videoteca, vamos descobrir como trabalhar com o blogquest e ouvir a história "...E eles queriam contar!", com a apresentação no datashow.


2º) Depois de ouvirmos a história, iremos para o laboratório de informática para começarmos a montar um jogo bem divertido! Vocês estarão em duplas formadas pela professora.


Na informática vocês irão utilizar um programa chamado PowerPoint

1º passo: Entrar no PowerPoint:



2º passo: Escolher no layout de slides o modelo em branco:

3º passo: Para a confecção do nosso jogo iremos utilizar as ferramentas em destaque:


Na internet, iremos buscar imagens de 2 animais que eram caçados pelos homens das cavernas em um site chamado Google Imagens (ver site nos recursos)


Nesse site iremos escrever o nome do animal que gostaríamos de procurar a imagem, clicamos em "pesquisar imagens", escolhemos umas das figuras, abrimos ela em tela maior, copiamos e colamos no powerpoint. Embaixo da figura, escreveremos o nome do animal. Cada animal deve ficar em um slide do powerpoint. Veja o exemplo: Após todos terminarem de pesquisar as imagens, iremos pesquisar algumas características desses animais para contar aos nossos colegas, no site do Google:

Enfim, vamos imprimí-las e continuar a confecção do jogo em sala de aula. Na sala, iremos cortar muito bem nossas imagens e colar elas nos litros que vocês trouxeram durante a semana, formando um boliche. Vejá só como irá ficar:

3º) Após o recreio, vamos jogar nosso boliche em pequenos grupos divididos pela professora. Veja só como será o jogo:

* Nos grupos, iremos escolher a ordem do jogo. Quem será o primeiro jogador, o segundo, o terceiro...

* O primeiro jogador deverá pegar a bolinha, atirar contra o boliche e contar quantos animais caçou, ou seja, quantos litros derrubou. Ele deverá pegar em um saquinho palitos de picolé com o mesmo número da quantidade de animais caçados. E, em seguida, arrumar os litros caidos. O segundo jogador fará o mesmo e assim sucessivamente. Quando os jogadores formarem uma dezena de palitos, ou seja, quando caçarem dez animais, deverão amarrar os palitos com uma borrachinha, formando um grupo de dez.

* Os alunos jogarão por 5 rodadas, isto é, cada um irá jogar por cinco vezes.


4º) Quando terminarmos de jogar, vamos registrar nosso jogo individualmente em uma tabela que a professora irá entregar para cada aluno. Veja como ela é:


* Nessa tabela iremos preencher na primeira coluna quantos animais conseguimos caçar. Ex.: 15

* Na segunda coluna, preencheremos com a quantidade de dezenas que existem no número anterior: Ex.: 1 dezena

* Na terceira coluna, colocaremos o restante das unidades que sobraram. Ex.: 5 unidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário